A representatividade na TV brasileira faz diferença na autoestima de crianças e adolescentes?

A representatividade certamente é uma das principais coisas que movem a autoestima de crianças e adolescentes atualmente. Socialmente e historicamente padrões de beleza são impostos pela sociedade e muitas pessoas que não se “encaixam” nesses padrões acabam se sentindo menosprezadas e acabam não gostando da imagem que veem no espelho.

Cabelo liso, pele clara, olhos claros, rosto liso sem espinhas, dentes brancos e certinhos são algumas das principais cobranças feitas e que fazem parte do padrão de beleza estabelecido como o “certo”, o “bonito”.

Diante da falta de personalidades que não se encaixam nesses padrões, mas que possuem um papel significativo no mundo, muitas crianças e adolescentes começaram a desenvolver uma autoestima extremamente baixa e uma necessidade de mudança para se enquadrarem nos padrões comuns a sociedade.

Pensando nisso e em quantas meninas já chegaram a alisar o cabelo, fazer procedimentos estéticos e mudarem quase que completamente quem elas são para começarem a então se sentirem bem consigo mesma é que algumas pessoas param para refletir a importância da representatividade, principalmente na televisão brasileira que é bastante consumida por crianças e adolescentes em formação.

Filmes, novelas e programas de tv notando a importância dessa representatividade vem trabalhando cada vez mais em busca de um grupo de pessoas que atenda cada vez mais as diferenças que existem e que consigam passar para todos que essas diferenças são o que fazem cada um serem únicos e especiais exatamente do jeito que são, não sendo necessário se enquadrar em um padrão.

Programas assistidos por milhões de pessoas na TV aberta vêm procurando cada vez mais personalidades que transmitam essa representatividade que muito faltou.

Jornais conhecidos nacionalmente com a presença de uma repórter negra em um cargo importante, influencia milhões de crianças que se sentem menosprezados por uma sociedade que fala diariamente que elas não se encaixam no padrão ou ate que nunca vão ser ninguém.

Programas como o Big Brother Brasil que na edição atual possui quase metade dos participantes representando um povo muito escanteado, negros, de comunidade, cabelo crespo e que já passaram muita dificuldade na vida são extremamente necessários.

O novo paredão formado no BBB 2021 certamente vai contar com grandes personalidades e histórias que vão inspirar a todos, crianças, adolescentes e adultos.

A tv brasileira tem um poder e uma força de influenciar milhões de pessoas espalhadas por todo o Brasil, e devido a isso a sua importância na formação de jovens confiantes e felizes consigo mesmo é incomparável a qualquer outro meio. A presença de representantes de variados grupos na programação brasileira é muito mais do que importante, é necessária.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *